Inaugurou no passado dia 10 de Agosto, o segundo polo, a Comunidade Inclusiva da Lage Grande (CILG) que, partindo da reconhecida necessidade local de desenvolvimento de uma resposta social com alojamento na área da deficiência, dispõe desta nova valência, o Lar Residencial, com acordo de cooperação para 19 clientes e uma Estrutura Residencial para Idosos Privada, com capacidade para 57 clientes sem acordo de cooperação.
A institução presta serviço no âmbito da rede solidária a 171 clientes e tem capacidade instalada em estabelecimento privado para 57, pelo que dará resposta direta a um universo de 228 clientes.
Para o efeito, conta com um quadro de pessoal constituido por 77 colaboradores, integrado por uma equipa técnica multidisciplinar com qualificação superior em diferentes areas e ainda com profissionais de saude em regime de prestação de serviços.
Aposta na melhoria continua de um serviço que responda às necessidades e expectativas dos clientes de forma integrada e responsável, num ambiente de respeito pela individualidade e salvagurada efetiva dos seus direitos.
Nesse sentido definiu um percurso de qualificação dos serviços e obteve pela primeira vez em 2013 a respetiva certificação da Qualidade dos Serviços Socias pelo referencial Europeu EQUASS (European Quality Assurence for Social Serviçes).
É uma instituição cooperante, colaborante e solidária. Sempre pronta a acolher as situações mais graves. Não esgota, no entanto, a sua intervenção na prestação dos serviços das respostas sociais que desenvolve, abraçando outros projetos. Com efeito, a instituição é a Entidade Coordenadora Local da parceria para implementação do território de Aguiar da Beira do Contrato Local de Desenvolvimento Social de terceira geração (CLDS3G) com inicio em novembro de 2015 e termino em novembro de 2018. Além disso, tem aprovados três projetos financiados pelo Instituto Nacional de Reabilitação, designados. “Á Descoberta de Portugal”, “Primeiro Encontro de Desporto Adaptado” e “Teatro e Dança Inclusiva “que visam a promoção da integração e qualidade de vida da pessoa com deficiência. Em parceria com a Casa de Santa Isabel, tem também aprovada uma candidatura na área da qualificação da pessoa com deficiência, no âmbito da qual iniciará em outubro próximo o curso de cozinha para 6 pessoas. Além disso, foi entidade promotora a nível local de um projeto de Formação Modular Certificada, tendo submetido recentemente uma nova candidatura nessa área.
É um efetivo agente de desenvolvimento local, comprometido com o seu território, cuja prioridade de intervenção se centra nas problemáticas carentes de resposta, estimulando e promovendo o efetivo trabalho em rede, com respeito pelo papel das demais instituições e um contributo substancial no desenvolvimento local e fixação de pessoas, pelo que pode considerar-se uma instituição de referência.